O que você precisa saber sobre certificado digital para MEI
13212
blog_post-template-default,single,single-blog_post,postid-13212,theme-strata,strata-core-1.0.5,woocommerce-no-js,strata-theme-ver-3.1,ajax_fade,page_not_loaded,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

O que você precisa saber sobre certificado digital para MEI

O que você precisa saber sobre certificado digital para MEI

09:52 29 novembro in
0 Comments
0

O microempreendedor individual (MEI) é uma potência de mercado. Segundo o Ministério da Economia, neste ano, o Brasil registrou mais de 14 milhões de MEIs – somente em 2021 foram criados mais de 3 milhões de cadastros. A modalidade representa quase 70% das empresas em atividade no país, consolidando-se numa das maiores políticas públicas de inclusão produtiva do mundo.

Mas, como em todo começo de negócio, desburocratizar é fundamental. E é aí que entra o certificado digital para MEIs, afinal, é uma forma ágil e segura para facilitar a emissão de nota fiscal e garantir a autenticidade das transações online. 

O certificado digital é obrigatório para o MEI?

Não, o certificado digital não é obrigatório para MEI. Apesar de não ser obrigatório por lei, o certificado digital facilita a vida do pequeno empresário, deixando-o livre para se concentrar no crescimento do negócio. É o certificado digital que permitirá que sua empresa emita nota fiscal eletrônica, além de possibilitar transações fiscais, como comprovações e declarações à Receita Federal. Além disso, oferece ao empreendedor redução de custos e mais praticidade no dia a dia.

Outras vantagens do Certificado Digital para o MEI:

  • Promover operações digitais mais profissionais e seguras.
  • Evitar fraudes nos processos.
  • Reduzir custos com burocracias.
  • Garantir a autenticidade das transações na internet.
  • Possibilitar transações tributárias que exigem o documento digital.
  • Permitir que o empresário MEI foque no crescimento do negócio, facilitando, inclusive, as transações online.

Tipos de certificados digitais

Atualmente, existem dois tipos de certificado digital disponíveis no mercado e servem tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas que precisam emitir nota fiscal eletrônica.

O Certificado Digital A1 MEI fica instalado no computador ou em dispositivos móveis como tablets e smartphones e tem validade de um ano. Já o Certificado Digital A3 fica armazenado em meios portáteis, como tokens e cartões, e possui validade de até cinco anos. Justamente por ser portátil, permite que possa ser usado em qualquer computador, mas, em contraponto, requer um investimento de compra um pouco maior. 

Para adquirir seu certificado digital MEI é muito simples: basta contatar uma certificadora devidamente credenciada. Para isso, conte com a Nathyelle, referência no mercado de Brasília, Goiás e nacional e com mais de 20 anos de atuação representando soluções para negócios. 

Regras do MEI para 2023

Mesmo que, de acordo com estimativas, mais de 39 milhões de brasileiros ainda atuem na informalidade, a tendência para 2023 é de que haja aumento no número de MEI. Isso se dá, principalmente, à redução no tempo de abertura de uma empresa, ao incentivo às políticas públicas para a desburocratização e à criação de pontos de assistência técnica, linhas de crédito e capacitação.

Também para 2023 algumas mudanças nos processos já estão definidas. A partir de janeiro, o MEI que emitir NFS-e para serviços, ou seja, não submetidos à incidência do ICMS, deverá utilizar o sistema nacional no portal do governo federal. Ainda haverá um aplicativo para a emissão de NFS-e em dispositivos móveis, que serão enviadas diretamente ao dispositivo móvel do tomador.

Além disso, a DASN-SIMEI deve ser transmitida até 31 de maio do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no SIMEI. Em 2022, o prazo de entrega foi prorrogado para 30 de junho. Diante disso, o Certificado Digital vai facilitar a organização do negócio, para o MEI prestar contas à Receita Federal e não correr o risco de pagar multas por atrasos ou ficar ilegal.

A Nathyelle Certificadora é sua melhor escolha 

E aqui na Nathyelle Certificadora proporcionamos melhor atendimento, agilidade e segurança na emissão de certificados digitais. Além do certificado digital para MEI, também oferecemos produtos, como sistema gerencial com emissão de NFs e certificado digital para pessoa jurídica de outros portes. Lembre-se que o MEI é uma porta de entrada para o mercado, mas sua empresa vai crescer e, nesse caminho, pode contar com a Nathyelle.  

Assim, você fica tranquilo para cuidar das demandas do seu negócio enquanto nós te damos aquela forcinha para ter uma empresa sem burocracias. Converse com nossos especialistas e descubra novas formas de potencializar seu negócio.

No Comments

Post a Comment