Informações sobre a segurança do certificado digital
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Informações sobre a segurança do certificado digital

Os certificados digitais fornecidos pela Valid Certificadora Digital são protegidos por senhas cadastradas pelo titular do certificado no momento da emissão. Para segurança de nossos clientes a Valid não mantém cópia de certificados e senhas, sendo de responsabilidade exclusiva do titular a guarda e o sigilo dessas informações.


Em caso de esquecimento da senha ou perda do certificado digital será necessária uma nova emissão.


Cuidados com as senhas do certificado


  • Senha de Utilização PIN cadastrada na apresentação dos documentos do titular do certificado;
  • Senha de Desbloqueio PUK cadastrada na apresentação dos documentos do titular do certificado;
  • Senha de Identificação e Revogação cadastrada no preenchimento da solicitação do certificado. Essa senha é imprescindível para a emissão ou cancelamento on-line do certificado. Em caso de perda, não será possível a emitir o Certificado Digital e o cancelamento deverá ser presencial em uma das localidades de atendimento VALID;

A senha é de uso pessoal e intransferível


  • Nunca divulgue a senha do certificado digital para terceiros.
  • Não digite a senha quando alguém puder observar suas mãos.
  • Não anote a senha em papéis e guarde em gavetas ou embaixo do teclado, por exemplo.

Recomendamos que a senha escolhida seja forte, contendo letras maiúsculas e minúsculas e números.
A senha do Certificado Digital não pode ser recuperada ou alterada em nossos canais de atendimento ao cliente.


Nunca entregar o certificado para terceiros


O certificado digital é um documento pessoal, que identifica o seu titular ou empresa em transações digitais por isso, recomendamos não deixá-lo em posse de terceiros; Para transações com a Receita Federal, caso seja necessária a representação por um terceiro, recomendamos que seja utilizada a Procuração Eletrônica existente no Portal e-CAC. Essa procuração confere poderes para que um terceiro o represente utilizando um certificado digital próprio.
Todos os atos realizados perante à Receita Federal do Brasil utilizando o Certificado Digital são de responsabilidade única do titular.


Documentação


Os dados constantes nos documentos apresentados pelo titular para a validação presencial devem estar de acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB). Evite problemas que impossibilitem a validação do certificado digital, como:


  • Mudança de Estado Civil, quando há alteração do sobrenome;
  • Falecimento do representante da empresa e não atualização do contrato social com os novos dados.
  • Mudança de sociedade dentro da empresa ou Mudança do representante legal da empresa perante a Receita Federal do Brasil.Todos os atos praticados perante a RFB com o certificado digital é de responsabilidade do titular.