Certificado Digital: a chave para a segurança no trabalho remoto
No cenário atual, no qual o home office e o trabalho remoto se tornaram rotina para muitos profissionais, a tecnologia desempenha um papel fundamental na manutenção das operações legais e empresariais. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou pesquisa indicando que cerca de 20,5 milhões de pessoas estão em ocupações com potencial de serem realizadas de forma remota, o que representa 22,6% do total de ocupados. Ou seja, muitos postos de trabalho remoto estão ocupados, mas muitas outras oportunidades ainda virão.
Contudo, alguns desafios cercam essa modalidade de trabalho. Uma delas, sem dúvidas, é a segurança das informações, norteando quem acessa o quê, quando e com que grau, além de criar uma trilha de migalhas que indica as mudanças feitas nos arquivos. Nesse contexto, o Certificado Digital emerge como uma ferramenta indispensável para garantir a segurança e a autenticidade das atividades realizadas de forma remota.
Mas antes de falarmos sobre como o Certificado Digital pode impactar positivamente nas rotinas do home office, vejamos um pouco sobre o mercado e suas mudanças.
A evolução do trabalho: home office e trabalho remoto
O ambiente de trabalho evoluiu significativamente nas últimas décadas, e a pandemia global acelerou ainda mais essa transformação. O home office e o trabalho remoto passaram a ser a realidade para muitos profissionais e empresas.
Embora essa mudança tenha trazido flexibilidade e conveniência, também trouxe à tona desafios na gestão do tempo; a ainda débil tecnologia e infraestrutura de TI adequada para pequenos negócios; a necessidade de proteção contra ataques cibernéticos e claro, o fator humano de falta de integração e interação entre os colaboradores. Porém, uma necessidade unânime das empresas é garantir que, ainda em home office, haja segurança e autenticação das atividades.
A importância dos Certificados Digitais
Os Certificados Digitais são uma solução inovadora para os desafios impostos pelo trabalho remoto. Essas chaves virtuais funcionam como uma identidade eletrônica, comprovando a autenticidade do usuário e protegendo as informações transmitidas. Ao utilizar um Certificado Digital, as assinaturas eletrônicas se tornam legalmente válidas e asseguram a integridade dos documentos.
De forma prática, o uso do certificado digital acontece em situações cotidianas, tais como:
- Emissão de notas fiscais, por meio do Certificado Digital NF-e, ideal para pessoas jurídicas que precisam conceder a um colaborador a tarefa de emissão e assinatura de notas fiscais eletrônicas. Assim, o funcionário não possuirá acesso total às senhas da empresa.
- Assinatura de contratos, acesso aos portais do Governo e acesso às contas bancárias, por meio do Certificado Digital e-CNPJ.
- Assinar digitalmente prescrições médicas ou atestados gerados no computador, por meio do Certificado Digital e-Saúde. Esse modelo é aplicado para profissionais como assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros , farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
Os Certificados Digitais atuam como guardiões da segurança, criptografando dados e estabelecendo conexões seguras em ambientes virtuais. Isso é especialmente relevante para transações legais, contratos, acordos e outros documentos sensíveis que precisam ser compartilhados e assinados digitalmente.
Estamos na era da simplificação dos processos legais e empresariais. Antigamente, a assinatura de um contrato ou documento importante exigia encontros presenciais ou o envio de documentos físicos. Com os Certificados Digitais, esse processo se tornou ágil e eficiente. Advogados, empresários e profissionais autônomos podem assinar documentos eletronicamente, garantindo a mesma validade legal que uma assinatura física.
Vale destacar ainda que toda empresa que possui contabilidade obrigatória (ou seja, todas exceto MEI) possivelmente também precisam de um certificado digital. Isso porque é preciso que a contabilidade – que muitas vezes é digital – acesse dados e faça o envio de diversas declarações acessórias. Ou seja, o Certificado Digital é também uma ferramenta de suporte gerencial, especialmente no modelo de trabalho remoto.
O futuro da autenticação
À medida que o trabalho remoto se consolida como parte integrante do panorama profissional, a adoção dos Certificados Digitais ganha ainda mais relevância. Essas chaves virtuais não apenas garantem a segurança e autenticidade das transações, mas também representam um passo importante em direção a um futuro onde a burocracia e a papelada serão reduzidas a um mínimo, resultando em processos mais rápidos, eficientes, ecológicos e econômicos.
A Nathyelle Certificado Digital possui expertise e pode representar uma parceira que viabiliza a prática de forma segura e eficiente. Inclusive, para fazer o certificado digital nem é preciso sair de casa. Por meio de videoconferência a equipe Nathyelle te dá todo suporte para cadastrar a documentação e validar seu certificado. Entre em contato conosco e adquira o certificado ideal para que sua equipe possa trabalhar com segurança em qualquer parte do mundo.